18 de ago. de 2012

Males dos escritores

      Depois de passar uma tarde totalmente tediosa tentando escrever alguma coisa e sem obter sucesso, finalmente consegui ter alguma inspiração. Achei que minha loucura finalmente estivesse se manifestando - haha. Mas não, o problema não é loucura, nem depressão, nem a posição da lua. É apenas um dos milhares de males dos escritores.
       Talvez seja preciso o nosso cérebro nos bloquear um pouquinho, acho que sem isso, realmente enlouqueceríamos.
       Sempre achamos que vamos passar o resto da vida sozinhos, com a casa cheia de livros e gatos. Estamos sempre achando que somos loucos ou temos algum distúrbio mental. Uma parte dos nossos dias é destinada para tentar responder essa frase: "Qual é o meu problema?" E só pra constar, eu não sei qual é o meu.
        As pessoas nos "olham torto", tá, eu sei que não todas. Mas...
        Boa parte de nós tem uma maldição, chamada de alergia. E eu, não estou de fora dessa. Só eu sei o que é ler um livro, parecendo com aqueles ladrões do faroeste. Sim, eu estou assumindo isso. Pelo menos é em casa, mas eu não estou isenta dos risos do meu pai. Eu, lendo um livro que de tão mofado que está, deve ter sido achado junto com restos de homo sapiens, e pra piorar, com o nariz tampado com algum pano ou coisa do gênero. É, nem sempre é fácil...
        Meus pais não sabem que eu escrevo. E eu nem sei porque nunca contei, talvez, eu esteja fazendo um bem a humanidade. Porque aqui, eu sou um espelho.
        E, por último, mas não menos importante. Ao meu redor, nunca existe silêncio, nunca mesmo. Agora, por exemplo, existem televisões ligadas e minha mãe volta e meia me pergunta alguma coisa. Queria saber se sou privilegiada, ou se por um milagre, é assim com quase todos os escritores. Espero que seja, nesse termo eu não gosto de ser privilegiada.
        Apesar desses e de muitos outros males, nunca vou deixar de escrever. Porque é muito mais do que uma forma de passar o tempo. Escrever é uma forma de enxergar o mundo e de viver.

4 comentários:

  1. Gleanne, tu não faz ideia do quanto me identifiquei em suas palavras! Sério, pude me ver, me reconhecer em cada uma delas.
    Sim, somos escritoras - mesmo que sem reconhecimento da parte de todos ainda - e esse é o mal dos escritores. Essa loucura toda, essa incompreensão, essa vontade súbita que dá de escrever e escrever e escrever ou de sair e dar um grito que venha do âmago, apenas para tentar entender o porquê de toda essa loucura... todos os que são assim passam por isso.
    Ah, a alergia! hahaha Luto contra ela todos os dias, mas não largo meus livros.
    E já me acostumei com o mundo fazendo algazarra à minha volta. Nem percebo mais. Um dia tu se acostumará também.

    Só pra constar: sua foto de perfil está linda! E amei sua descrição.

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mia, quase chorei, sério!
      Quando da vontade de gritar, é difícil controlar, hein.
      Aos poucos eu estou me acostumando com os risos, um dia eu nem ligo mais, haha.

      Mia, obrigada. E até que enfim eu fiz uma descrição decente, haha.
      Beijos!

      Excluir
  2. Sim, sim, sim. Acho-me mesmo louco e sei que sou, tenho certeza. Nunca havia encarado o bloqueio assim, como uma necessidade da mente de readquirir energia. E é isso mesmo. E tente perceber, depois dos bloqueios, voltamos ainda mais desenvolvidos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também sou louca, acho que todos nós somos, haha.
      Eu escrevi esse texto logo depois de um bloqueio, só depois de quase 1 ano escrevendo "pra valer" é que eu percebi isso.

      Excluir

Já que gostou, comenta! É isso que me faz feliz. ;)