8 de nov. de 2012

O meme literário de um mês...


..de uma vez só! \o/
Então, esse é famoso meme do blog Happy Batatinha que eu só percebi que era legal hoje. Me matem! Já que novembro não está sendo um mês muito inspirador, - assim como o mês de agosto, setembro e outubro - vamos com o meme porque a vida tá difícil.

Dia 01 – Que livro você está lendo? Sobre o que é? Onde você está? Você está gostando?
As Melhores Histórias da Mitologia Nórdica, A.S Franchini e Carmem Seganfredo. É sobre mitologia nórdica (dãh), já estou no final. Sim, até que eu gostei do livro, é um pouco engraçado, mas fiquei um pouco decepcionada.

Dia 02 – Qual foi o último livro que leu e qual é o próximo livro que lerá? Fale um pouco sobre eles.
O último livro foi Cantos de Outono, e pelo amor de Deus, o livro é a mais pura depressão suicida. Fiquei até com vontade de me matar, só que não. E quanto ao próximo livro que lerei, isso é um enigma. Só saberei quando chegar na biblioteca da escola e falar "É esse!"

Dia 03 – Como você escolhe seus livros? Por autor? Por assunto? Pela sinopse? Por uma indicação? Fale sobre isso.
Raramente escolho por autor, mesmo que eu tenha uns dois livros do Carlos Heitor Cony para ler na biblioteca. Enfim, eu só escolho um livro depois de ler a sinopse.

Dia 04 – Você costuma lê certo livro só porque ele está em voga? Você é do tipo que lê o que todo mundo está lendo só para estar na “moda” ou segue o seu próprio estilo de leitura?
A Saga Crepúsculo e Cinquenta Tons de Cinza estão aí para provar que eu não gosto dessas modinhas literárias. Eu sigo o meu próprio estilo, que é algo indefinido. hahaha

Dia 05 – Você costuma ler graphic novels e/ou gibis?  Gosta? Não gosta? Tem algum que seja o favorito? Fale sobre isso.
Não gosto. Já gostei de gibis quando tinha meus 5 anos.

Dia 06 – Um livro que todos deveriam ler pelo menos uma vez.
Papisa Joana, Donna Woolfolk.

Dia 07 – Você já pensou em escrever um livro? Se sim, sobre o que seria? Fale um pouco sobre o assunto.
Já. Penso em escrever um livro desde os meus 12 anos. O livro seria (ou será?) um romance, regado de liberdade. O casal quebraria regras impostas pela sociedade, religião, família e etc. A única coisa que os dois querem é conquistar cada vez mais um ao outro e viverem juntos com o mundo desabando lá fora. Juntos, contra o mundo e vivendo 24 horas de cada dia sem pensar nas próximas. <3

Dia 08 – Cite um livro que você gostaria que nunca acabasse. Por que?
Papisa Joana. Não existiu angústia maior do que fechar aquele livro.

Dia 09 – O que você acha dessa “moda” de livros que acabam virando séries? É a favor? É contra? Não fede nem cheira? Diga o por quê.
Nunca li nenhum, mas, se a série realmente seguir o livro, tudo bem.

Dia 10 – Spoilers te assustam? Fica triste quando lê algum sem aviso prévio ou não faz diferença saber detalhes essenciais da história?
De uma certa forma, sim. Eu gosto de ler o livro para descobrir todos os fatos. Mas eu mesma escrevo alguns spoilers, então...

Dia 11 – O que faz um grande escritor? O que faz um grande livro? Quais são as qualidades essenciais em ambos, na sua opinião, para que eles estejam entre os melhores?
Um escritor tem que saber mesclar fatos leves com pesados, transmitir sentimentos por suas palavras. Um grande livro é o que realmente nos tem algo para contar, algo que toque a alma. Que passe sentimentos para o leitor.

Dia 12 – Você prefere livros narrados em primeira ou em terceira pessoa? Na sua opinião, o tipo de narrador pode influenciar a história do livro? Fale sobre o assunto.
A maioria dos livros que li são narrados em primeira pessoa. Mas, eu leio os que são narrados em terceira pessoa numa boa.

Dia 13 – Cite um trecho de um livro que você gosta.
"O que havia de errado com ela, que não desistia de seus sonhos impossíveis? Todo mundo lhe dizia que seu desejo de aprender era desnaturado. No entanto, ela tinha sede de conhecimento, ansiava por explorar o mundo mais vasto das ideias e das oportunidades aberto para as pessoas cultas" - Papisa Joana.

Dia 14 – Você costuma frequentar bibliotecas? 
A biblioteca municipal? A da faculdade? Quantos livros costuma pegar? Fale um pouco sobre o assunto.
Sim! Amo a biblioteca da minha escola. Só pego um livro por vez porque é droga da regra da escola. :(

Dia 15 – Se você pudesse escolher um único livro para ganhar/comprar até o final do ano, qual seria?

Papisa Joana. Eu quero aquele livro agora! (Infelizmente ele não se materializou com o meu pedido.)

Dia 16 - O que te faz largar a leitura de um livro no meio do caminho? Que defeitos imperdoáveis um livro tem que ter para você abandoná-lo?
Enrolação demais, monotonia e depressão suicida. (Trauma pós-Cantos de Outono).

Dia 17 – Na sua opinião, qual é o propósito da literatura? Entreter? Educar? Ampliar horizontes? Fale um pouco sobre isso.
A literatura está aí para entreter, nos completar e até mudar quem nós somos. Depois que eu realmente comecei a ler um livro após o outro, me tornei outra pessoa. E amadureci uns 10 anos, mentalmente falando.

Dia 18 – Você costumar ler e-books? Ou prefere o bom e velho livro em papel? Por que? 
Ainda não li um e-book. Nada se compara com o cheiro de livro novo. E livro mofado também, ora!  hahaha.

Dia 19 – O que você acha da elitização da literatura? Você acha que realmente só é intelectualizado aquele que lê os clássicos da literatura? Que ler 1000 livros “de banca” não equivalem a 10 clássicos? O que você acha das pessoas que criticam a literatura “para a massa”, os blockbusters literários? É mesmo possível julgar o nível de intelecto de uma pessoa pelo que ela lê? Você tem algum preconceito literário?
Na minha opinião você tem que ler aquilo que gosta. Todos nós temos que ler livros ruins para saber identificar os bons. (E para quem deseja escrever um livro, principalmente.) Mas, dá para medir o nível do intelecto de uma pessoa pelos livros que ela já leu.

Dia 20 – Cite 3 livros especiais na sua vida. Fale sobre eles.
Marley e Eu - esse livro foi o pontapé inicial para que eu entrasse no mundo da leitura. Eu o amo por causa disso.
História dos Treze - primeiro livro que eu li que fala de Paris. Ou melhor, Paris é uma personagem dos livros de Balzac. E Balzac era tão apaixonado por Paris, como eu também sou.
Papisa Joana - (está por último só pra fazer suspense, hahaha.) Este é O livro da minha vida. Joana é o exemplo de que é possível realizar tudo aquilo que se deseja.

Dia 21 - Cite 3 personagens literários favoritos. Fale sobre eles.
Joana (Papisa Joana)
Gerold (Papisa Joana)
Julio ( O Planalto e a Estepe)

Dia 22 – Cite 3 escritores que você gosta. Fale sobre eles.
Donna Woolfolk - ela escreveu Papisa Joana, e isso faz com que eu dispense explicações.
Balzac - ele descreveu a sociedade parisiense. Ponto.
Clarice Lispector - mesmo que não gostem dela, ela é uma boa escritora.

Dia 23 - Com que frequência você lê fora de sua zona de conforto? Você costuma abrir os horizontes para novos escritores, gêneros, países quando o assunto é leitura ou você lê sempre o mesmo dos mesmos?
Eu leio de tudo um pouco. Não tenho uma zona de conforto.

Dia 24 – Cite um livro que você achou que não iria gostar e acabou adorando. Fale sobre ele.
O Guia do Mochileiro das Galáxias, li só o 1º livro e uma parte do 2º . Gostei muito do Marvin (que é um robô), mesmo que ele seja depressivo, ele é depressivo de um jeito divertido.

Dia 25 – Cite um livro que você achou que iria gostar e acabou não gostando. Fale sobre ele. 
Cantos de Outono, como eu já disse, é a depressão profunda em forma de livro.

Dia 26 – Fale de alguns hábitos literários seus. 
Eu leria um livro por dia, mas, tenho que dormir, comer, ir ao banheiro e etc. Ou seja: essas coisas me atrapalham, e muito! haha

Dia 27 – Cite um livro que você gostaria de ler mas que por algum motivo nunca leu. Por quê?
Onze Minutos, Paulo Coelho. Não o li por causa do meu amigo que ainda não foi comprá-lo.

Dia 28 - 5 livros que estão na tua pilha de “vou ler”. 
O Pai Goriot, Balzac.
Leite Derramado, Chico Buarque.
O Morro dos Ventos Uivantes, Emilly Brontë.
O Retrato de Dorian Gray, Oscar Wilde.
As Meninas, Lygia Fagundes Telles.

Dia 29 - Qual foi o último livro que você comprou? Fale sobre ele.
Não lembro. :x

Dia 30 - Qual o livro que você leu esse ano que menos gostou? Fale sobre ele.
Cantos de Outono. (Falei no dia 25).

Dia 31 - Qual o livro que você leu esse ano que mais gostou? Fale sobre ele.
Quem adivinhar vai ganhar um doce! Papisa Joana.


Acabou!!!

2 comentários:

  1. Papisa Joana foi citado umas dez vezes, hahaha. Mas vale totalmente a pena ♥
    Não gostei de Leite Derramado. Eita livro chato, pelamor. :c

    ResponderExcluir
  2. Adorei! Vou copiar pra o meu blog ok? :))

    annadecassia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Já que gostou, comenta! É isso que me faz feliz. ;)